Written by 12:36 am Israel Views: 0

LEI DO SERVIÇO MILITAR E CRISE ORÇAMENTÁRIA AMEAÇAM COALIZÃO DE NETANYAHU

A mídia israelense revelara que a coligação governante de direita de “Israel” enfrenta um dos testes políticos mais difíceis desde a sua formação, uma vez que as duas crises – relacionadas com a lei orçamentária e a lei do recrutamento militar obrigatório – ameaçam levar o governo de Netanyahu a um cenário de dissolução do parlamento “Knesset” e à convocação de eleições.

O jornal Maariv afirmou que Netanyahu está buscando levar a lei orçamentária e a lei do alistamento obrigatório, que trata do recrutamento de judeus ultraortodoxos haredim para o exército, a uma votação rápida na sessão geral do Knesset. No entanto, as facções haredi esclareceram que não apoiarão o orçamento a menos que a lei do alistamento obrigatório exclua os judeus haredim.

Já o jornal israelense Yediot Aharonot alertou que se o orçamento não for aprovado em primeira leitura no Knesset esta semana, poderá se tornar impossível aprová-lo em segunda e terceira leituras antes do prazo legal de 31 de março. Esse cenário levaria à dissolução do Knesset, à queda do governo e a eleições antecipadas em 90 dias.

19/01/2026
Imagem: Quds Press

Close