O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, acusou a OTAN de manter “cumplicidade ativa” na guerra conduzida pelos Estados Unidos e por “Israel” contra a República Islâmica.
Segundo Baghaei, declarações recentes do secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, representam uma admissão da participação dos países da aliança em ações militares contra o Irã. Para Teerã, isso configura envolvimento direto em uma guerra de agressão contra um Estado soberano.
Diante das declarações, o governo iraniano exigiu explicações públicas dos países europeus membros da OTAN, afirmando que a aliança deve responder por seu suposto papel no conflito.
25/06/2026











