O fundo soberano da Noruega, o maior do mundo, disse na segunda-feira (26) que havia se desfeito da fabricante americana de equipamentos de construção Caterpillar Inc e de cinco bancos israelenses devido a violações de direitos humanos em Gaza. “escavadeiras fabricadas pela Caterpillar estão sendo usadas pelas autoridades israelenses na destruição ilegal generalizada de propriedades palestinas”, disse o Fundo.
O conselho executivo do fundo de US$ 1,9 trilhão disse em uma declaração pública que decidiu se desfazer de todas as seis entidades seguindo a recomendação de seu conselho de ética, que disse que todas elas “contribuem para violações graves dos direitos dos indivíduos em situações de guerra e conflito”.
O conselho de ética prosseguiu dizendo que os militares israelenses utilizaram tratores fabricados pela Caterpillar por décadas, com apenas uma breve pausa entre 2024 e 2025. Essas máquinas foram fornecidas a Israel por meio do programa de vendas militares estrangeiras dos Estados Unidos e depois modificadas por outras partes para “fins militares”.