Written by 1:02 am Israel, Mundo, Palestina Views: 0

BOICOTES ACADÊMICOS CONTRA ISRAEL TRIPLICARAM EM UM ANO

O jornal israelense Haaretz relatou na segunda-feira (27) um relatório da Associação de Diretores de Universidades em “Israel”, registrando um número crescente de universidades, instituições acadêmicas e órgãos acadêmicos ao redor do mundo estão cortando laços com a academia israelense devido à guerra genocida do regime na Faixa de Gaza.

Segundo o relatório, mais de 1.000 ocorrências de boicotes acadêmicos nos últimos dois anos, três vezes o total do ano passado. Pesquisadores israelenses têm enfrentado recusas de cooperação ou convites para conferências, recusas de pesquisadores estrangeiros em ir aos territórios ocupados, encerramento de programas de intercâmbio estudantil, recusas de conduzir revisões por pares e atrasos na publicação de artigos.

Milette Shamir, vice-presidente de relações internacionais da Universidade de Tel Aviv, disse que houve um aumento no número de boicotes acadêmicos contra Israel, mesmo durante as negociações de cessar-fogo em Gaza e mesmo após o fim do genocídio. “Nos Estados Unidos, há muitos membros do corpo docente que ainda se recusam a manter relações de trabalho com pesquisadores israelenses”, acrescentou ela.

Close