O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (3) que ordenou ao Departamento de Guerra que iniciasse imediatamente os testes nucleares do país , com o objetivo de manter a paridade estratégica com a Rússia e a China. A medida coloca Washington “em pé de igualdade” com outras potências que já estão realizando experimentos atômicos, enfatizou o presidente.
Em sua declaração, Trump destacou que os Estados Unidos possuem o maior número de armas nucleares do mundo, graças ao abrangente programa de modernização implementado durante seu primeiro mandato. Segundo o presidente estadunidense, apesar de sua aversão a fazê-lo devido ao seu imenso poder destrutivo, ele não tinha outra opção.
Além disso, Donald Trump colocou a Rússia em segundo lugar e a China em terceiro, embora tenha alertado para a possibilidade de o gigante asiático atingir um nível semelhante nos próximos de cinco anos. Washington não pode permanecer passivo enquanto seus adversários expandem suas capacidades nucleares, afirmou ele.
 
            
         
                            
                         
                
             
                
            
