Cerca de 70% dos palestinos entrevistados na Cisjordânia ocupada e em Gaza, afirmam se opor veementemente ao desarmamento do Hamas e duvidam profundamente que o plano de paz do presidente dos EUA, Donald Trump, leve a um fim permanente da guerra de Israel contra Gaza. A pesquisa foi realizada pelo Centro Palestino de Pesquisa Política e de Opinião Pública (PCPSR) entre 22 e 25 de outubro e publicada na terça-feira (28). A margem de erro é de 3,5%.
A oposição ao desarmamento do Hamas é mais forte na Cisjordânia ocupada, onde cerca de 80% dos entrevistados disseram querer que o braço armado do grupo mantenha seu armamento. A Cisjordânia ocupada é governada pela Autoridade Palestina (AP), que é dominada pelo Fatah, rival secular do Hamas.
Em Gaza, que sofreu dois anos de ataques israelenses e genocídio, uma maioria menor de palestinos, 55%, disse se opor ao desarmamento do Hamas. A amostra da pesquisa foi composta por 1.200 pessoas, das quais 760 foram entrevistadas presencialmente na Cisjordânia ocupada e 440 em Gaza.
 
            
         
                            
                         
                
             
                
            
