Segundo pesquisa realizada pelo Centro Palestino de Pesquisa Política e de Opinião Pública (PCPSR), o Movimento de Resistência Islâmica palestino, Hamas, continua sendo substancialmente mais popular que o Fatah, que domina a Autoridade Palestina e é liderado pelo presidente Mahmoud Abbas, e seu apoio tem aumentado.
No geral, 35% dos palestinos apoiam o Hamas, em comparação com 24% a favor do Fatah, enquanto 32% disseram não apoiar nenhum dos partidos ou não ter opinião formada. Na Cisjordânia ocupada, o Hamas supera o Fatah nas pesquisas de opinião, com 32% dos entrevistados apoiando o grupo, em comparação com 20% para o Fatah.
Em Gaza, o apoio ao Hamas é ainda maior, com 41% a favor do grupo, contra 29% para o Fatah. A grande maioria dos palestinos, 60%, está satisfeita com o desempenho do Hamas, sendo 66% na Cisjordânia ocupada e 51% em Gaza. “Os últimos dois anos levaram a um maior apoio ao Hamas, e não o contrário, e essa conclusão é verdadeira tanto na Cisjordânia quanto na Faixa de Gaza, mas ainda mais na primeira”, diz o relatório.
 
            
         
                            
                         
                
            
