Written by 12:09 am Oriente Médio Views: 0

PAÍSES MUÇULMANOS SE REÚNEM PARA DISCUTIR OBSTÁCULOS AO ACORDO SOBRE GAZA

Ministros das Relações Exteriores de sete países muçulmanos se reuniram na segunda-feira (3) em Istambul para discutir a próxima fase na Faixa de Gaza, após o acordo de cessar-fogo entre “Israel” e o Hamas. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que Ancara “não permitirá a anexação da Cisjordânia, nem tentativas de alterar o estatuto de Jerusalém, nem a violação da santidade da Mesquita de Al-Aqsa”.

A reunião conta com a presença de ministros da Turquia, Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Paquistão e Indonésia, na sequência de um encontro anterior entre os líderes desses países e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, confirmou que o objetivo da reunião é “avaliar o progresso e discutir o que pode ser alcançado na próxima fase”, observando que “um plano de paz está começando a tomar forma e oferece uma réstia de esperança para todos”. Fidan explicou ainda que as conversas abordariam “os obstáculos à implementação do acordo, os próximos passos e a coordenação com Washington”.

Close