A IV Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia (UE) terminou neste domingo em Santa Marta, Colômbia, com um apelo conjunto para revitalizar o multilateralismo e avançar rumo a uma ordem internacional mais justa, equitativa e democrática.
A declaração conjunta aprovou a elaboração de um Roteiro birregional 2025-2027, com foco em ação climática, transição energética, comércio, segurança, direitos humanos e combate ao crime organizado. E enfatizou a necessidade de fortalecer a segurança marítima no Caribe e preservar a neutralidade do Canal do Panamá, e expressaram preocupação com as guerras em curso e a crise humanitária global.
A IV Cúpula apelou por uma profunda reforma do Conselho de Segurança da ONU para torná-lo mais representativo e inclusivo e reafirmaram seu compromisso com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao mesmo tempo que instaram a instituições financeiras internacionais mais justas e transparentes que garantam a participação dos países em desenvolvimento.

