Written by 1:22 am Mundo Views: 0

EX-PRIMEIRA-MINISTRA DE BANGLADESH É CONDENADA À MORTE

O Tribunal Penal Internacional emitiu uma sentença de morte contra a ex-primeira-ministra de Bangladseh, Sheikh Hasina, depois que a considerou culpada de incitar centenas de execuções extrajudiciais realizadas pelas forças de segurança em 2024. Também foram condenados à morte ex-ministro do Interior, Asaduzzaman Khan Kamal, e o ex-chefe de polícia Chowdhury Abdullah Al-Mamun.

O tribunal condenou Hasina — que esteve no poder de 2009 até sua renúncia após os protestos do ano passado — à morte, considerando-a responsável pelas operações de segurança implementadas durante a revolta, que deixaram centenas de mortos e levaram à renúncia de Hasina, que fugiu para a Índia após o colapso do seu governo.

Antes dessa decisão, a ex-primeira-ministra já havia recebido uma sentença de prisão perpétua por outros atos no caso, incluindo incitação à violência, ordem para o uso de armas letais contra estudantes e omissão em impedir abusos por parte das autoridades policiais. Ela descreveu o veredicto como “tendencioso e politicamente motivado”.

Close