O prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, denunciou o financiamento americano ao genocídio israelense em Gaza, em uma reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca na sexta-feira (21). Foi o primeiro encontro presencial entre os dois políticos, que têm divergido em várias questões, da imigração à política econômica.
Zohran Mamdani, um muçulmano de 34 anos, disse à imprensa que, ao conversar com nova-iorquinos que o apoiavam tanto quanto a Trump, os dois principais motivos apresentados foram o desejo de “acabar com as guerras intermináveis” dos EUA e “acabar com o financiamento de violações dos direitos humanos com o dinheiro dos contribuintes”.
O prefeito esclareceu que havia falado “sobre o genocídio israelense e sobre o financiamento do nosso governo”. “Compartilhei com o presidente, em nossa reunião, as preocupações de muitos nova-iorquinos que querem que seus impostos sejam destinados ao benefício dos nova-iorquinos e à sua capacidade de acessar a dignidade básica”, disse Mamdani.

