Written by 2:31 pm Oriente Médio Views: 0

REUNIÃO URGENTE ÁRABE REJEITA RECONHECIMENTO ISRAELENSE DA SOMALILÂNDIA

Uma reunião de emergência convocada pela Liga dos Estados Árabes, ao nível dos representantes permanentes, foi realizada neste domingo para rejeitar o reconhecimento de Israel da chamada região da Somalilândia. Diversos países árabes e islâmicos condenaram a decisão israelense, que ameaça a segurança, a estabilidade e a unidade da Somália, além de gerar repercussões negativas para a segurança regional como um todo.

Nesse mesmo contexto, a Organização de Cooperação Islâmica reafirmou sua oposição categórica ao anúncio de Israel sobre o reconhecimento da Somalilândia. Anteriormente, a Somália solicitou uma sessão extraordinária da Liga Árabe para examinar as consequências desse reconhecimento e suas implicações para a soberania e integridade territorial do país.

Segundo o Representante Permanente da Somália junto à Liga Árabe e Embaixador no Cairo, Ali Abdi Awari, a decisão constitui um ato perigoso que visa minar a legitimidade dos Estados, fomentar o caos e apoiar tendências separatistas, em detrimento da estabilidade do Corno de África.

28/12/2025

Close