O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou veementemente a agressão militar dos Estados Unidos contra a Venezuela e a flagrante violação da soberania nacional e da integridade territorial do país, afirmando que o ataque representa uma violação flagrante da paz e da segurança regional e internacional.
O ministério emitiu um comunicado no sábado (3) após os EUA terem estabelecido posições na capital, Caracas, bem como nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, no início do dia, de acordo com um comunicado do governo venezuelano. “O ataque militar dos EUA à Venezuela constitui uma clara violação dos princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas e das normas básicas do direito internacional”, diz o comunicado.
O ministério afirmou ainda que a agressão militar dos EUA contra um Estado-membro independente da ONU representa uma violação flagrante da paz e da segurança regional e internacional, alertando que as consequências da ação afetarão todo o sistema internacional e exporão ainda mais a ordem baseada na Carta da ONU à erosão e à destruição.
03/01/2026

