Written by 9:04 pm América Latina, Estados Unidos da América Views: 0

VENEZUELA DECLARA ESTADO DE EMERGÊNCIA E CAMINHA PARA A LUTA ARMADA

A República Bolivariana da Venezuela declarou estado de comoção externa em todo o território nacional e anunciou a transição imediata para a defesa armada, após rejeitar, repudiar e denunciar perante a comunidade internacional a gravíssima agressão militar dos Estados Unidos contra o território e a população venezuelana.

Em comunicado oficial na madrugada de sábado (3), o Governo Bolivariano confirmou que os ataques ocorreram em locais civis e militares em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. “Tais atos constituem uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, em particular dos artigos 1 e 2, que consagram o respeito pela soberania, a igualdade jurídica dos Estados e a proibição do uso da força”, diz o comunicado.

O comunicado confirmou que o verdadeiro objetivo dos ataques é apoderar-se dos recursos estratégicos da Venezuela, particularmente o petróleo e os minerais, a fim de quebrar à força a independência política do país. Ele indicou que o povo da Venezuela e suas Forças Armadas Nacionais Bolivarianas, em uma fusão popular-militar-policial, estão mobilizados para garantir a soberania e a paz em todo o território.

03/01/2026

Close