O Ministro da Defesa da Venezuela, General Vladimir Padrino López, emitiu a primeira declaração oficial no sábado (3), após os bombardeios dos EUA em vários locais do país. Ele condenou a “agressão militar criminosa” e afirmou que as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) mobilizariam todos os recursos disponíveis para defender o território venezuelano e seu povo.
Padrino López relatou ataques com mísseis em Fort Tiuna, Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. Ele indicou que o ataque, ocorrido nas primeiras horas da manhã, atingiu áreas residenciais com população civil e que informações sobre possíveis feridos e mortos estão sendo coletadas.
Em resposta, e seguindo instruções do presidente Nicolás Maduro, ele afirmou que as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) mobilizarão suas capacidades para a defesa integral da nação e o restabelecimento da ordem, incluindo um “estado de prontidão operacional” com recursos terrestres, aéreos, navais, fluviais e de mísseis, em uma “fusão perfeita entre forças populares, militares e policiais” para formar um bloco de combate.
03/01/2025

