A Argentina suspendeu seus planos de transferir sua embaixada em “Israel” para Jerusalém, devido ao aumento das tensões nas últimas semanas entre o presidente argentino, Javier Milei, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. A tensão surgiu devido aos planos da empresa israelense “Navitas Petroleum” de explorar petróleo e gás nas Ilhas Malvinas, com início previsto para 2028.
Em dezembro, a Argentina criticou a Navitas e a empresa britânica Rockhopper por anunciarem um projeto de exploração de petróleo avaliado em aproximadamente US$ 2,1 bilhões na costa das Ilhas Malvinas, que a Argentina classificou como “ilegal” por não ter obtido a aprovação argentina, sendo uma decisão unilateral tomada pelo governo britânico.
Javier Milei, conhecido por seu forte apoio a Israel, anunciou pela primeira vez sua intenção de transferir a embaixada para Jerusalém durante sua primeira visita oficial ao Estado ocupado, em fevereiro de 2024. Ele reafirmou essa intenção durante outra visita oficial, em junho de 2025, quando discursou no Knesset.
11/01/2026
Imagem: Quds Press

