O líder da Revolução Islâmica, o Ayatollah Seyyed Ali Khamenei, afirmou que o Irã considera o presidente dos EUA, Donald Trump, culpado pelas mortes e destruição nos recentes distúrbios. “O presidente dos EUA é responsável pelas baixas, pelos danos e pelas falsas acusações dirigidas contra a nação iraniana, sendo descrito como um criminoso a esse respeito”, afirmou.
Khamenei também detalhou a natureza dos recentes distúrbios, as ferramentas utilizadas e as responsabilidades do Irã no combate a tais planos. O que começou como protestos pacíficos no final do mês passado gradualmente se transformou em violência, com manifestantes saqueando cidades por todo o país, matando forças de segurança e civis e atacando infraestrutura pública.
O que começou como protestos pacíficos no final de dezembro, gradualmente se transformou em violência, com manifestantes saqueando cidades por todo o país, matando forças de segurança e civis e atacando infraestrutura pública. Autoridades iranianas atribuíram os tumultos e atos terroristas aos Estados Unidos e ao regime israelense.
17/01/2026

