Written by 6:32 pm Israel Views: 0

INVESTIGAÇÃO REVELA QUE “ISRAEL” USA DADOS DO WHATSAPP PARA ATAQUES

Reportagem da +972 Magazine aponta que o sistema de IA “Lavender”, está sendo usado por “Israel”, para marcar palestinos como alvos em Gaza. O sistema cruza metadados do WhatsApp, como filiação em grupos e redes de contato. A encriptação protege mensagens, mas não impede que relações digitais virem sentença de morte.

Em Gaza, a simples participação num grupo de WhatsApp, ou qualquer vínculo digital com alguém classificado como “suspeito”, passou a integrar uma lógica algorítmica que transforma a vida cotidiana em critério de execução militar. Com mínima supervisão humana, o Lavender autoriza bombardeios a residências civis, transformando dados pessoais em instrumentos de guerra e vigilância permanente.

Este mecanismo não opera no vazio. A partilha massiva de metadados pelo WhatsApp com a Meta, a permeabilidade desses dados a agências estatais e a integração de ex-membros da inteligência militar israelita, incluindo da Unidade 8200, nas estruturas da empresa revelam uma convergência entre poder corporativo e aparato militar.

15/02/2026

Close