O chefe da Missão das Nações Unidas no Iraque (UNAMI) e enviado especial do Secretário-Geral da ONU, Dr. Mohamed El-Hassan, visitou no sábado (2), em Bagdá, o Ayatullah Ali al-Sistani, um dos principais líderes religiosos xiitas do mundo. O representante da ONU esteve acompanhado de uma delegação de alto nível das Nações Unidas.
Dr. Mohamed El-Hassan forneceu uma breve explicação sobre as tarefas e obrigações da Missão das Nações Unidas no Iraque e o papel que pretende desempenhar no próximo período.
Por sua vez, o Ayatullah Ali al-Sistani saudou a presença das Nações Unidas no Iraque e desejou sucesso à missão no desempenho de suas tarefas. Ele apontou os grandes desafios que o Iraque enfrenta e disse que os iraquianos deveriam tirar lições das experiências pelas quais passaram, esforçando-se ao máximo para superar os fracassos e trabalhar arduamente para alcançar um futuro melhor para o país.
O Ayatullah destacou a importância de preparar planos científicos e práticos para gerir o país com base nos princípios de competência e integridade na assunção de posições de responsabilidade, impedindo a interferência estrangeira em diversas áreas, fazendo cumprir o Estado de Direito e restringindo o porte de armas ao controle do Estado.