O Brasil assumiu a presidência do BRICS pela quarta vez, a partir da quarta-feira, 1º de janeiro de 2025. O grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, bem como os membros recém-admitidos – Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
ㅤ
Com o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, o governo brasileiro tem, entre outros, o desafio de articular a participação dos novos membros. Neste início de 2025, ao menos nove países ingressam no grupo como membros. Cuba, Bolívia, Indonésia, Bielorrússia, Cazaquistão, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
ㅤ
A soma dos nove países que já integram formalmente o Brics, além da Arábia Saudita, concentram mais de 40% da população global, com tendência de crescimento acima da média do planeta na próxima década. Setenta e dois por cento das reservas mundiais de terras raras estão nesses dez territórios, assim como 70% da produção global de carvão mineral. Rússia e Brasil detêm as maiores reservas de água doce do planeta.
BRASIL ASSUME PRESIDÊNCIA DO BRICS EM 2025 
