Em carta endereçada no sábado (12) ao ministro das Relações Exteriores, David Lammy, 60 parlamentares do Partido Trabalhista pediram ao governo britânico que reconheça imediatamente a Palestina como um estado soberano.
Os parlamentares alertam que a Faixa de Gaza está sendo submetida a uma limpeza étnica, principalmente após o anúncio do ministro militar israelense, Israel Katz, de que planeja forçar toda a população de Gaza a viver em um acampamento improvisado nas ruínas da cidade de Rafah, no sul do enclave.
Eles também alertam que “os planos do Ministro Katz foram descritos pelo renomado advogado israelense de direitos humanos Michael Sfard como uma operação que visa cometer crimes contra a humanidade. Consiste em realocar a população para o extremo sul de Gaza como um passo preliminar para sua deportação para fora da Faixa de Gaza”.
“Ao não reconhecer a Palestina como um Estado, minamos nossa própria política de solução de dois Estados e criamos a expectativa de que o status quo possa continuar e ver a eliminação e anexação efetiva do território palestino”, enfatizaram os parlamentares.