O novo embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, entregou sua carta credencial ao Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Aragchi no sábado (12), em Teerã. Ele terá a missão de representar os interesses do Brasil e reportar a situação do país a Brasília em meio ao conflito no Oriente Médio.
O posto principal da Embaixada do Brasil no Irã estava vago desde o início do ano, após a aposentadoria do embaixador Eduardo Gradilone. Enquanto isso, a embaixadora Lígia Maria Scherer atuou na representação diplomática.
O nome de André Veras Guimarães foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado no final de abril e pelo plenário da Casa no final de maio. O governo do Irã concedeu agrément a André Veras Guimarães como embaixador do Brasil naquele país em fevereiro.
Antes de assumir o posto de Embaixador no Irã, Veras Guimarães era diretor do Departamento de Imigração e Cooperação Jurídica do Itamaraty. O diplomata também já atuou em representações do Brasil nos Estados Unidos e na Colômbia.