Written by 1:10 pm Irã Views: 0

KHAMENEI: ISRAEL PEDIU SOCORRO AOS EUA PARA CESSAR-FOGO COM O IRÃ

O líder da Revolução Islâmica, Ayatullah Seyyed Ali Khamenei, disse em uma reunião de alto nível com autoridades judiciárias do Irã, na quarta-feira (16) que Israel foi obrigado a “se curvar e se agarrar aos Estados Unidos” em desespero durante a recente agressão de 12 dias contra o Irã, pois se mostrou incapaz de enfrentar a República Islâmica sozinho.

Khamenei disse que o confronto revelou não apenas a força militar e estratégica do Irã, mas também a resiliência, a consciência e a unidade nacional do povo iraniano. Khamenei abordou a transformação do Irã de um cliente submisso sob o antigo regime Pahlavi, para uma nação assertiva e independente.

Em 13 de junho, Israel lançou uma agressão flagrante e sem provocação contra o Irã, assassinando muitos comandantes militares de alto escalão, cientistas nucleares e civis. Mais de uma semana depois, os EUA entraram na guerra bombardeando três instalações nucleares iranianas.

Em resposta, as Forças Armadas iranianas atacaram locais estratégicos nos territórios ocupados, bem como a base aérea de al-Udeid no Catar, a maior base militar americana na Ásia Ocidental. Em 24 de junho, o Irã, por meio de suas bem-sucedidas operações de retaliação contra o regime israelense e os EUA, conseguiu impor uma interrupção ao ataque ilegal.

Close