Dois grandes grupos israelenses de direitos humanos declararam que “Israel” está cometendo genocídio contra os palestinos na Faixa de Gaza. A B’Tselem e a Physicians for Human Rights-Israel (PHRI) publicaram relatórios separados na segunda-feira nos quais acusaram Israel de crimes genocidas e incitação ao genocídio.
A B’Tselem e a Médicos pelos Direitos Humano-Israel (PHRI) publicaram relatórios separados na segunda-feira (28) nos quais acusaram “Israel” de crimes genocidas e incitação ao genocídio. O relatório inclui análise estatística, bem como depoimentos pessoais e documentação de crimes e incitação.
Em seu relatório, o B’Tselem examinou as políticas de Israel em Gaza e as declarações de altos políticos e comandantes militares israelenses sobre seus objetivos no enclave. Isso levou o grupo à “conclusão inequívoca de que “Israel” está tomando medidas coordenadas para destruir intencionalmente a sociedade palestina na Faixa de Gaza”.
“Nada nos prepara para a percepção de que fazemos parte de uma sociedade que comete genocídio. Este é um momento profundamente doloroso para nós”, disse Yuli Novak, diretora executiva do grupo. “O governo messiânico extremista e de extrema direita está usando esse medo para promover uma agenda de destruição e expulsão”, disse ela.