Forças israelenses mataram o craque palestino, Suleiman Ahmed Zaid al-Obeid, ex-capitão da seleção palestina de futebol, morto em um ataque israelense contra civis que aguardavam ajuda humanitária no sul de Gaza”, disse a Associação Palestina de Futebol (PFA) em um comunicado.
Jogadores de futebol palestinos foram alvos diretos do ataque israelense a Gaza. O astro do futebol é o 662º membro da comunidade esportiva a ser morto em Gaza desde o início da guerra. Um talentoso atacante e ponta, al-Obeid ganhou destaque no início dos anos 2000 e permaneceu como um dos jogadores mais admirados da Palestina por mais de uma década.
Ele também representou a seleção nacional durante as eliminatórias da Copa Challenge da Confederação Asiática de Futebol (AFC) de 2012 e nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Al-Obeid ganhou a Chuteira de Ouro da Premier League da Faixa de Gaza por três temporadas consecutivas em 2016, 2017 e 2018.
Ele é o terceiro jogador da seleção palestina a ser morto por Israel durante o genocídio. Mouyin Al-Maghribi e Mohammed Barakat foram assassinados em janeiro e março de 2024, respectivamente.
Al-Obeid é o terceiro jogador da seleção palestina a ser morto por Israel durante o genocídio. Mouyin Al-Maghribi e Mohammed Barakat foram assassinados em janeiro e março de 2024, respectivamente.