Em uma ação inesperada, o governo brasileiro, liderado pelo presidente Lula, ignorou a recente tentativa de “Israel” de aliviar as tensões diplomáticas com o Brasil. Segundo fontes diplomáticas, “Israel” contatou o Itamaraty para indagar sobre maneiras de aliviar as tensões existentes, com o objetivo de facilitar a nomeação de um novo embaixador no Brasil.
Embora essa iniciativa tenha sido tomada por via diplomática visando à reconciliação, o Itamaraty não respondeu à consulta, nem positiva nem negativamente. Isso foi interpretado em Tel Aviv como uma rejeição implícita de qualquer reaproximação nas relações diplomáticas entre os dois países no momento.
Essa medida é vista como um sinal de que o governo brasileiro não está disposto a aliviar as tensões, embora “Israel” considere a presença de uma representação diplomática de alto nível em Brasília de grande importância, especialmente considerando as constantes críticas do presidente Lula e de seu governo às políticas israelenses contra os palestinos.