Written by 8:26 pm Mundo Views: 0

CONSELHO DA EUROPA ALERTA SEUS MEMBROS SOBRE VENDAS DE ARMAS A ISRAEL

Em um comunicado divulgado na terça-feira, o Comissário de Direitos Humanos do Conselho da Europa, Michael O’Flaherty, pediu aos seus 46 estados-membros que suspendam as vendas de armas a “Israel” devido à situação enfrentada pela população da Faixa de Gaza. Ele disse que o conflito na Faixa de Gaza atingiu proporções catastróficas, resultando em imenso sofrimento humano.

Ele lembrou aos governos europeus suas obrigações em relação ao comércio internacional de armas, instando-os a fazer todo o possível para impedir a violação dos direitos humanos da população de Gaza. “Isso inclui a aplicação de padrões não sejam autorizadas transferências de armas quando houver risco de que elas possam ser usadas para cometer violações de direitos fundamentais”, enfatizou.

Desde o final de julho, cerca de 1.500 analistas e políticos de Estados-Membros da União Europeia destacaram em cartas abertas a piora da situação na Faixa de Gaza sitiada e alertaram para um possível aumento do risco de morte por fome se a UE-27 não pressionar o regime israelense com medidas mais sérias. 

Close