O premiado escritor brasileiro de origem libanesa, Milton Hatoun, afirmou em entrevista ao portal Brasil de Fato que a solução de dois estados para o conflito na Palestina “não é mais viável”.
“A criação de Israel, da forma como foi feita, perturbou o Oriente Médio, pois foi um estado imposto, e os estrangeiros que foram para lá devastaram centenas de vilarejos, aldeias e cidades históricas da Palestina”, disse ele, avaliando que “o que está acontecendo agora é resultado disso, é devastador e trágico”.
Citando o escritor palestino Edward Said, que até 1992 defendia a solução de dois estados, Hatoun afirmou: “A criação de dois Estados, eu acho que seria hoje muito difícil”. “Mas quando ele [Said] visitou Israel e a Palestina e percebeu que havia inúmeras, centenas de colônias de judeus sionistas nos territórios palestinos, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, ele concluiu que essa solução de dois Estados era totalmente inócua.”
O escritor acredita que é necessário pensar além das questões religiosas, pois a questão é política. “A questão fundamental é a terra, a quem pertence essa terra. Não é o mandato de Deus, não é o cartório divino que deu essas terras”, disse ele. “Isso tem uma história; os palestinos estão lá há mais de 1.500 anos, então isso é fundamental”, concluiu Hatoun.