Mais dois satélites iranianos de fabricação nacional foram lançados com sucesso ao espaço, marcando a estreia da parceria do setor privado do país na indústria espacial. Os satélites Kowsar e Hodhod foram lançados em órbita a partir do espaçoporto de Vostochny, no leste da Rússia, na terça-feira (5), utilizando um lançador de satélites russo Soyuz.
O desenvolvimento desses dois satélites representou a primeira tentativa bem-sucedida do setor privado da República Islâmica na produção e colocação de satélites em órbita, sendo considerado um passo importante e sem precedentes na indústria espacial do país.
Kowsar é um satélite de sensoriamento remoto, com capacidade de capturar imagens de alta resolução para diversos fins, incluindo agricultura, recursos naturais, meio ambiente e gerenciamento de crises, entre outras áreas.
Já o Hodhod foi descrito como um satélite de pequeno porte com aplicações em comunicação, incluindo a criação de redes de comunicação e apoio à Internet das Coisas (IoT). Ele será também utilizado para fornecer serviços de comunicação em áreas remotas e inacessíveis, onde redes de comunicação terrestres não estão disponíveis.
O desenvolvimento desses projetos e outros esforços bem-sucedidos garantiram ao Irã um lugar entre as 10 principais nações do mundo capazes de desenvolver e lançar satélites. Essas importantes conquistas ocorrem apesar de décadas de sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos e seus aliados ocidentais à República Islâmica.