O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, demitiu na terça-feira (5) o ministro da Defesa, Yoav Gallant, alegando uma crise de confiança entre eles, e o substituiu por Israel Katz, que anteriormente ocupava o cargo de ministro das Relações Exteriores do regime sionista.
Netanyahu afirmou em comunicado: “Em meio a uma guerra, mais do que nunca, é necessária total confiança entre o primeiro-ministro e o ministro da Defesa”. “Infelizmente, embora nos primeiros meses da guerra houvesse essa confiança e um trabalho muito frutífero, nos últimos meses essa confiança entre mim e o ministro da Defesa deixou de existir”, declarou ele.
Gallant e Netanyahu, ambos do partido de extrema-direita Likud, vinham apresentando divergências na condução dos enfrentamentos com a resistência palestina, que já duram 13 meses.
Netanyahu havia demitido Gallant pela primeira vez em maio do ano passado, após um desentendimento sobre planos controversos para reformar o sistema de justiça. No entanto, foi forçado a revogar a demissão após grandes protestos públicos em várias cidades de Israel.