O Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenou, no sábado (29), as “violações sistemáticas” do cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, exigindo a retirada imediata das tropas israelenses do sul do Líbano. Em nota, o Itamaraty criticou os bombardeios israelenses de 28 de março em Beirute e no sul libanês, bem como disparos de foguetes a partir do Líbano contra Israel, ambos em descumprimento ao acordo de 26 de novembro de 2024.
ㅤ
Segundo o comunicado, “o governo brasileiro repudia os ataques que, mesmo com o cessar-fogo em vigor, já resultaram em mais de mil violações por Israel, com foguetes e drones que mataram centenas de libaneses e devastaram residências e veículos”. O Hezbollah, por sua vez, negou responsabilidade pelos foguetes lançados do Líbano na quinta-feira (28), rejeitando acusações de ter rompido a trégua.
ㅤ
A posição brasileira reflete a preocupação com a escalada de violência e o desrespeito à soberania libanesa, reforçando o apelo por uma solução que garanta paz duradoura na região.
BRASIL CONDENA VIOLAÇÃO DO CESSAR-FOGO E ATAQUES DE ISRAEL CONTRA O LÍBANO
