Londres testemunhou uma das maiores manifestações pró-palestinas no sábado (19) desde o início da agressão israelense a Gaza em outubro de 2023. Mais de 80.000 pessoas foram às ruas para exigir o fim do apoio do governo britânico a “Israel” e o fim das exportações de armas para o país, em meio aos bombardeios e bloqueios contínuos da Faixa de Gaza.
A marcha foi organizada pelo Fórum Palestino na Grã-Bretanha e Coalizão de Solidariedade Palestina, e aconteceu quando a agressão a Gaza entra em seu 21º mês, em meio a relatos de assassinatos em massa e fome sistemática de civis.
A marcha contou com a presença expressiva de figuras políticas, sindicais e culturais, incluindo Jeremy Corbyn, Richard Burgin, Zoe Garbett, Lian Mohammed, Joe Grady (University Union), Steve O’Donnell (Unit), Jane Brister, Nadine Shah, o embaixador palestino Husam Zomlot e representantes de organizações judaicas em solidariedade à Palestina.
Esta manifestação faz parte da mais longa série de protestos da história britânica moderna. Manifestações pró-Palestina têm sido realizadas em Londres a cada poucas semanas desde outubro de 2023, com os organizadores prometendo continuar até que o genocídio e a fome em Gaza cessem.