Written by 12:35 am Mundo, Oriente Médio, Sociedade Views: 0

A GIGANTE MAERSK NÃO RETORNARÁ AO MAR VERMELHO POR MEDO DO IÊMEN

A gigante global de transporte marítimo Maersk acredita que é improvável que a empresa retome as operações no Mar Vermelho e no Canal de Suez devido a temores sobre o Iêmen. “Os recentes ataques no Mar Vermelho e a situação atual em Gaza nos deixam menos otimistas quanto à retomada das atividades desta empresa”, disse o CEO da empresa de logística dinamarquesa.

A Maersk havia anunciado anteriormente que suspenderia o tráfego de navios para o porto de Haifa, nos territórios ocupados por Israel, devido ao aumento das tensões regionais. A fuga de navios ligados a Israel do Mar Vermelho se deve aos ataques bem-sucedidos das forças armadas iemenitas em apoio ao povo oprimido de Gaza.

Temendo bombardeios, os navios que viajavam da Europa para a Ásia evitavam a rota tradicional do Canal de Suez, que levava ao Mar Vermelho e ao Golfo de Áden, optando pela rota mais longa e cara, contornando o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Como resultado, o tráfego marítimo no Golfo de Áden caiu 70% em dois anos. 

Close