O Comitê Internacional para Romper o Cerco de Gaza anunciou no domingo (5) que um novo comboio de 11 embarcações está agora em águas internacionais na costa de Alexandria, no Egito, a aproximadamente 560 quilômetros (348 milhas) de Gaza. “Nosso objetivo é Gaza – quebrar o cerco, interromper o extermínio em curso e garantir um corredor marítimo”, disse o Comitê em um comunicado.
No sábado (4), o comitê anunciou que dois barcos adicionais se juntaram à última onda da missão da Coalizão da Flotilha da Liberdade para desafiar o bloqueio israelense de Gaza, elevando o número total de embarcações a caminho para 11, depois que Israel atacou a Flotilha Global Sumud em águas internacionais.
A Freedom Flotilla Coalition, é uma rede de grupos internacionais da sociedade civil, organizou diversas tentativas desde 2010 para romper o bloqueio de Gaza e destacar sua crise humanitária. Esta missão se concentra no envio de jornalistas internacionais, especialistas médicos e ativistas para Gaza. “Se for permitido atracar em Gaza, os médicos e jornalistas passarão dois dias inteiros trabalhando na costa de Gaza”, diz o comunicado.