O navio iraniano Delruba, alvo de sanções do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (OFAC), concluiu com sucesso a operação de descarga de 60 mil toneladas de ureia granulada no Terminal Portuário Santa Catarina (TESC). A atracação ocorreu no sábado (4) e as operações portuárias, realizadas sob supervisão das autoridades locais, seguiram integralmente a legislação brasileira.
A carga, avaliada em US$ 24,4 milhões (cerca de R$ 130,6 milhões) e destinada à produção de fertilizantes, foi processada sem intercorrências no complexo portuário de São Francisco do Sul. Fontes portuárias confirmaram que toda a documentação e procedimentos atenderam aos requisitos legais do país, apesar do navio e da empresa fornecedora, a iraniana Pardis Petrochemical, constarem na lista de sanções norte-americanas.
A exportação do produto foi formalizada pela empresa Eastoil Petrolium Products LLC, sediada nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com o Governo Federal, não há impedimento para a atracação de embarcações de origem iraniana em portos brasileiros.