Written by 12:24 am América Latina Views: 0

GUSTAVO PETRO ACUSA EUA DE MATAR PESCADOR E TRUMP DIZ QUE VAI APLICAR NOVAS TARIFAS AO PAÍS

Após o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusar publicamente os Estados Unidos de serem responsáveis pela morte de um pescador durante uma operação antidrogas no Caribe, o presidente Trump acusou Petro de “conivência com o tráfico” e disse que a Colômbia “não faz o suficiente para conter a produção de drogas ilegais”. O republicano anunciou que suspenderá os repasses de ajuda financeira e que irá aplicar novas tarifas sobre produtos colombianos, nesta segunda-feira (20).

“Autoridades dos Estados Unidos cometeram um assassinato em águas colombianas”, escreveu Petro. Segundo ele, Alejandro Carranza, um pescador de longa data, foi morto em meados de setembro quando seu barco, avariado e à deriva, teria sido atingido por tropas americanas que patrulhavam a região sob o pretexto de combate ao tráfico. A declaração de Petro, feita nas redes sociais no domingo (19), descreve o episódio como um “ato de assassinato” e “violação da soberania nacional”.

“Gustavo Petro é um traficante disfarçado de presidente”, declarou Trump a repórteres a bordo do Air Force One, antes de decolar de Washington. A região vem sendo alvo de constantes declarações e ações militares pelos EUA, sob pretexto de combate às drogas. A tensão diplomática na região vem crescendo após a Venezuela denunciar a invasão dos espaço aéreo por caças norte-americanos. O governo venezuelano, por sua vez, já ativou as Forças Armadas e as milícias bolivarianas após as ameaças. 

Close