Pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas do Irã, liderada por Sara Simorgh, desenvolveram uma tecnologia inédita e inteiramente nacional, para produzir uma esponja de gelatina inovadora que interrompe rapidamente o sangramento, inibe bactérias e estimula a regeneração óssea em cirurgias odontológicas. O projeto foi desenvolvido com apoio do Nano e Micro Center do Irã.
A esponja utiliza nanopartículas de prata, possui propriedades antibacterianas eficazes e pode prevenir infecções pós-operatórias. As nanopartículas formadoras de osso também aceleram o processo de cicatrização de tecidos danificados, estimulando a regeneração óssea. Além de biocompatível, foi projetada para ser leve e flexível, proporcionando facilidade de uso para dentistas e não causando pressão ou desconforto adicional aos pacientes.
Este projeto é fruto de uma equipe de cinco pessoas e está em fase de produção em laboratório, entrando em breve na fase de comercialização. O produto também possui um modelo estrangeiro, mas a esponja produzida no Irã, além de estancar sangramentos, também oferece propriedades antibacterianas e de fortalecimento ósseo, enquanto os modelos estrangeiros possuem apenas capacidade hemostática.