Written by 12:38 am Brasil Views: 0

BRASIL E CUBA DEFENDEM NA CELAC A AMÉRICA LATINA COMO ZONA DE PAZ

“Somos de uma região de paz e queremos permanecer em paz.” Com essa declaração contundente, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva traçou uma linha vermelha durante a cúpula de Santa Marta no domingo (9), diante das crescentes ameaças de intervenção militar estrangeira na América Latina.

Na cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e a União Europeia, Lula denunciou que “a ameaça do uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano” na região. O presidente brasileiro não poupou palavras: alertou sobre a reciclagem de “velhas manobras retóricas para justificar intervenções ilegais”, em clara alusão à política intervencionista histórica dos Estados Unidos.

O vice-presidente cubano, Salvador Valdés Mesa, disse que “Devemos agir para deter a agressão e a infiltração militar”. Cuba também expressou sua solidariedade à Colômbia, país que considera vítima de pressão externa, e condenou inequivocamente “o genocídio militar perpetrado por ‘Israel’ em Gaza “, que mergulhou o povo palestino em uma crise humanitária sem precedentes.

Close