Os presidentes da Venezuela e do Irã, Nicolás Maduro e Masoud Pezeshkian, conversaram por telefone na segunda-feira (8), para reafirmar sua cooperação estratégica e solidariedade diante das crescentes ameaças militares de Washington na América Latina e no Caribe, denunciando violações do direito internacional.
A ligação telefônica foi confirmada por um comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, que especificou que Pezeshkian descreveu as ações dos EUA como “provocações hostis “, ressaltando que tais atos violam os princípios do direito internacional e criam um “precedente perigoso” para a comunidade global.
O presidente iraniano também expressou seus votos de felicidade ao governo e ao povo venezuelano em 2026, afirmando sua convicção de que o novo ano será auspicioso para intensificar o desenvolvimento bem-sucedido da cooperação e da aliança estratégica entre as duas nações. Por sua vez, o presidente Maduro transmitiu uma mensagem de solidariedade e afeto ao povo iraniano, reafirmando que a cooperação bilateral está em seu melhor momento.
09/12/2025
Imagem: TelesurTV

