A organização de direitos humanos Observatório Euro-Mediterrâneo de Direitos Humanos (Euro-Med) alertou que o regime israelense transformou o inverno em uma arma para o genocídio em Gaza. “A catástrofe que estamos prestes a enfrentar é a destruição de centenas de casas de seus proprietários, justamente quando o inverno se aproxima, já que não existem abrigos seguros e habitáveis”, afirmou o Euro-Med.
O comunicado da organização de direitos humanos destacou que a combinação da destruição de centenas de casas e a chegada do inverno deixou a população civil sem locais seguros para se refugiar. E exigiu a elevação da pressão internacional para permitir a entrada imediata de abrigos temporários.
As condições climáticas adversas, incluindo as chuvas recentes, agravaram a situação, obrigando os deslocados a permanecerem em casas danificadas ou em tendas que não os protegem adequadamente do frio e da umidade. “O regime israelense usa o bloqueio como ferramenta para cometer genocídio e criar condições de vida letais”, enfatizou o Euro-Med.
23/12/2025
Imagem: Shehab News

