O ex-embaixador dos EUA em Israel, Jacob Lew, declarou que os filhos dos combatentes do movimento de resistência palestino Hamas em Gaza podem ser considerados alvos legítimos do regime de Tel Aviv. fez os comentários em uma entrevista à revista americana The New Yorker publicada na terça-feira (26).
Ele disse que “quando os fatos foram totalmente revelados, descobriu-se que as vítimas eram muito menores, o número de civis era muito menor e, em muitos casos, as crianças eram filhos de combatentes do Hamas, não crianças se abrigando em outros lugares.”
“Desculpe, o que você acabou de dizer?” perguntou o entrevistador. Lew respondeu que “o fato de ser ou não um alvo militar legítimo depende da população que está lá… Se você é o comandante de uma unidade do Hamas e leva sua família para um local militar, isso é diferente.”
Figuras políticas israelenses e de outros países, têm feito consistentemente declarações públicas afirmando que indivíduos em Gaza, especialmente crianças, não podem ser considerados inocentes.