O livro intitulado “Referendo na Palestina”, que apresenta opiniões do líder da Revolução Islâmica, Ayatullah Seyyed Ali Khamenei, sobre o plano do Irã para abordar a questão palestina, foi lançado na 26ª Feira Internacional do Livro de Bagdá. A versão em árabe do livro foi revelada no domingo (14), simultaneamente a uma conferência intitulada “A Palestina na Consciência da Humanidade”, na capital iraquiana.
O livro apresenta o conceito de referendo como uma abordagem racional, aceitável e civilizada para resolver a questão palestina. Os temas principais incluem a necessidade de residentes não nativos retornarem aos seus locais de origem, o direito de voto para todos os palestinos, incluindo muçulmanos, cristãos e judeus nativos, bem como a continuação de lutas abrangentes até que os ocupantes israelenses se submetam à vontade do povo palestino.
A cerimônia de lançamento contou com a presença de figuras proeminentes, incluindo Mohammed Al-Hafi, chefe de relações árabes e islâmicas do escritório do Hamas no Iraque, Aziz Panah, vice-embaixador do Irã no Iraque, entre outras dezenas de autoridades e lideranças políticas dos movimentos de resistência
O Ayatullah Khamenei é a primeira pessoa a propor a realização de um referendo com a participação de todos os palestinos para determinar seu futuro sistema político, dentro das fronteiras anteriores à ocupação de 1948, como solução para a questão palestina. A política do Irã enfatiza que a chamada solução de dois Estados é inaceitável para a resolução da crise palestina e que todo o território pertence à Palestina.