O presidente Lula manifestou sua disposição em mediar o conflito aberto provocado pelos Estados Unidos contra a Venezuela. “Estou pensando que, antes do Natal, conversar com o presidente dos EUA, Donald Trump, para descobrir como o Brasil poderia contribuir para um acordo diplomático e não para uma guerra fratricida”, enfatizou Lula em conversa com jornalistas na quinta-feira (18).
Lula afirmou ter conversado com seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, para saber o que foi discutido na conversa telefônica que teve algumas semanas atrás com Trump. Ele enfatizou que a América Latina é uma região de paz e questionou os interesses ocultos por trás dos argumentos apresentados pelo governo Trump para justificar a tomada de medidas contra o governo venezuelano.
Para Lula, a diplomacia sempre oferece melhores resultados do que posturas beligerantes; portanto, reiterou sua disposição em colaborar tanto com a Venezuela quanto com os Estados Unidos para encontrar uma solução pacífica que impeça uma maior deterioração da situação na região.
18/12/2025

