Na quarta-feira (16), foi lançado o Centro de Estudos Palestinos (CEPal) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O novo centro de pesquisa tem como objetivo reunir produções acadêmicas em diversas áreas das humanidades, com foco na questão palestina e na cultura do povo da região.
O evento contou com a participação de Paulo Sérgio Pinheiro, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos, e do ex-chanceler Francisco Rezek. Também estiveram presentes o embaixador da Palestina, Ibrahim Al-Zeben, e o escritor palestino Atef Abu Saif, que lançou no Brasil seu livro “Quero estar acordado quando morrer: diário do genocídio em Gaza” (Elefante, 2024).
Com o auditório lotado, o evento contou com a presença de representantes da comunidade universitária, movimentos estudantis e sociais. Durante o lançamento, foi anunciado o logo vencedor do concurso para o Centro. Além disso, foram exibidos vídeos com mensagens do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do ex-embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas. A coordenação do evento foi da professora doutora em História Econômica do Oriente Médio e diretora do CEPal, Arlene Clemesha.