O governo da Rússia advertiu Israel a “sequer considerar” atacar instalações nucleares iranianas. As declarações foram feitas pelo vice-ministro de Relações Exteriores do Kremlin, Sergei Ryabkov.
Desde o ataque bem-sucedido do Irã contra alvos israelenses, líderes sionistas — incluindo o primeiro-ministro e acusado de crimes de guerra, Benjamin Netanyahu — ameaçam uma retaliação contra instalações nucleares iranianas. Israel e países ocidentais alegam que Teerã está desenvolvendo armas nucleares sob a justificativa de um programa de energia. O Irã nega essas acusações.
“Temos repetidamente alertado e continuaremos a alertar para que Israel, mesmo em hipótese, sequer considere a possibilidade de atacar infraestrutura e sítios nucleares [do Irã]”, declarou Ryabkov à imprensa. “Isso seria um desenvolvimento catastrófico e uma completa negação de todos os princípios existentes na área de segurança nuclear”, acrescentou.
Sabe-se que Israel possui um arsenal nuclear, segundo diversos especialistas, embora nunca tenha permitido fiscalização nem confirmado ou negado oficialmente esses armamentos.