Os Estados Unidos realizarão eleições presidenciais na terça-feira, 5 de novembro. As pesquisas até o momento indicam um empate técnico entre os dois candidatos, a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump.
Independentemente do vencedor ao final de uma campanha de baixo nível, marcada por desqualificações de ambos os lados, o país permanecerá dividido, e o mundo enfrentará uma situação com consequências imprevisíveis.
Especialistas se dedicam a avaliar o envolvimento de Washington em conflitos, como o apoio a Israel no Oriente Médio – apesar das milhares de mortes em Gaza e no Líbano – e no conflito ucraniano. Em ambos os casos, consideram que a Casa Branca corre o risco de perder interesses geopolíticos significativos.
Os últimos dias da campanha eleitoral da candidata democrata Kamala Harris parecem estar mais carregados de críticas e ataques a Donald Trump do que de um clima de entusiasmo e otimismo, o que sugere que a atmosfera em torno da vice-presidente não é das mais positivas a poucos dias das eleições presidenciais nos Estados Unidos.