Written by 12:12 am Israel, Política Views: 0

EMBAIXADOR ISRAELENSE EXPULSO DE REUNIÃO DE CÚPULA DA UNIÃO AFRICANA

O embaixador israelense na Etiópia, Avraham Neguise, foi expulso da cúpula anual da União Africana em Adis Abeba, devido ao conflito crescente sobre o credenciamento do regime de Tel Aviv no bloco continental. Ele foi expulso depois que vários países africanos se opuseram à presença do embaixador israelense, e a reunião foi suspensa até sua partida.

A União Africana iniciou uma investigação para determinar quem convidou Neguise para o evento. Em 2002, após a criação da União Africana, o status de observador foi concedido a 87 estados não-membros e entidades de fora do continente africano.

O primeiro estado a receber o status de observador foi a Organização para a Libertação da Palestina em 1973, e conta com forte apoio da maioria dos estados africanos. Nos últimos anos, Israel solicitou status de observador na União Africana para combater a influência palestina, e recebeu status de observador em 2021.

Entretanto, Israel foi posteriormente expulso pelos estados africanos, pois sua aceitação como observador violava os termos da Carta da União Africana devido à sua ocupação contínua dos territórios palestinos.

Close