Uma guerra comercial de grandes proporções entre os Estados Unidos e a China, mas com grande repercussão global, está no horizonte com a escalada de tensão em torno das tarifas impostas pelo presidente americano, Donald Trump, sobre as importações de produtos chineses e da retaliação do país asiático.
ㅤ
Após anunciar, em 2 de abril, tarifa adicional de 34% sobre os importados chineses, Trump havia elevado a alíquota a 104%, com vigência a partir desta quarta-feira (9/4), em reação à resposta chinesa, que havia, por sua vez, estabelecido tarifa de 34% sobre todos os produtos americanos que entrassem no país a partir de quinta-feira (10/4).
ㅤ
Este conflito se iniciou no primeiro mandato de Trump. Em janeiro de 2018, seu governo impôs tarifas sobre as importações chinesas, o que levou à retaliação de Pequim. Embora um acordo tenha sido firmado entre os países em 2020, a maioria das tarifas permaneceu em vigor até as últimas escaladas.
ㅤ
O objetivo do tarifaço, segundo Trump, é zerar o déficit comercial dos EUA com a China. O comércio de mercadorias entre a China e os EUA foi de cerca de 585 bilhões de dólares (R$ 3,5 trilhões) em 2024. Nesse ano, os EUA importaram cerca de 440 bilhões de dólares em bens e serviços da China, em comparação com 145 bilhões de dólares na direção oposta.
GUERRA COMERCIAL INICIADA POR DONALD TRUMP ABALA ECONOMIA GLOBAL
