Written by 1:15 am Palestina Views: 0

POETA PALESTINO GANHA PRÊMIO PULITZER 2025 POR ENSAIO SOBRE GENOCÍDIO

O poeta e escritor palestino, Mosab Abu Toha, de 32 anos, recebeu o Prêmio Pulitzer de 2025 por seu ensaio sobre o sofrimento dos palestinos, em meio ao genocídio infligido por Israel na Faixa de Gaza sitiada. Seus ensaios comoventes foram publicados na revista The New Yorker.

O poeta palestino, que nasceu e cresceu em Gaza, anunciou a notícia em sua conta no X, dizendo: “Acabei de ganhar um Prêmio Pulitzer de Comentário. Que traga esperança. Que seja uma história.” Seus versos detalham as lutas da vida no território palestino devastado pela guerra durante a guerra genocida de Israel no território, que começou em outubro de 2023.

O comitê Pulitzer elogiou seu trabalho pela poderosa mistura de experiência pessoal e percepção jornalística, que traz atenção global para o custo humano da guerra, retratando a “carnificina física e emocional em Gaza, combinando reportagens profundas com a intimidade das memórias para transmitir a experiência palestina de mais de um ano e meio de guerra com Israel”.

Além do jornalismo, Abu Toha fez contribuições duradouras à vida cultural palestina ao fundar a Biblioteca Edward Said — a primeira biblioteca de língua inglesa de Gaza — e publicar coleções de poesia que exploram guerra, identidade e resiliência.

Close