O Ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, condenou veementemente na 17ª Cúpula do BRICS os ataques de “Israel” e dos Estados Unidos contra a infraestrutura civil e nuclear da República Islâmica do Irã. Ele disse que o “ato de agressão”, causou mais de seis mil mortos e feridos, além de graves danos a áreas residenciais e instalações nucleares.
“Esta agressão foi um golpe letal para a diplomacia , o Estado de Direito e o regime do Tratado de Não Proliferação Nuclear”, acrescentou ele do Rio de Janeiro, onde a cúpula está sendo realizada sob o título “Paz, Segurança e Reforma da Governança Global”.
Araghchi considerou a agressão contra um estado sem armas nucleares por duas potências nucleares, apoiadas por membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, como atroz e com consequências desproporcionais.
O Chanceler iraniano disse que “Continuaremos a nos defender com todas as nossas forças contra ataques futuros. Mas isso não terminará enquanto a conduta ilegal do regime israelense for apoiada e justificada por seus apoiadores e apologistas”.